Queijos Canastra Meia Cura de Casca Amarela
Para consumir com sabor e texturas atuais, envolva-o em plástico filme e mantenha-o na geladeira. Retirar apenas para consumo.
Caso queira continuar o processo de cura, siga as instruções abaixo:
1. Retire o queijo do plástico filme ou papel manteiga, lave em água corrente, seque com pano de prato. Coloque-o sobre uma tábua em local fresco e arejado e cubra com um pano limpo.
2. Vire o queijo todos os dias para uma cura uniforme em ambos os lados.
3. O aparecimento de manchas e pontos de mofo são normais durante o processo. Caso isso aconteça, só lavar o queijo e continuar o processo de cura normalmente.
4. Com o passar do tempo o sabor, o cheiro, a textura e a coloração do queijo mudam. Quanto maior o tempo de cura mais intenso e picante ficam o sabor e o odor, mais firme a textura e mais amarela a cor.
5. Conservar e curar o queijo é uma arte e terapia mineira. Com essas dicas básicas você agora também faz parte da nossa cultura.
OBS: Os queijos Canastra Meia Cura de Casca Mofada seguem os mesmos processos só NÃO devem ser lavados.
Queijos Cremosos - (Reblochon, Camembert de Cabra, Pont L'eveque, Lua Cheia, Gorgonzola de Colher e Gorgonzola Dolce, Alvura Negra, Balido de Chèvre e Azul de Chèvre).
Esses queijos necessitam de refrigeração e devem ser guardados em geladeira.
Todos são queijos mofados e têm odor forte, o que é absolutamente normal.
Uma dica para o odor ficar mais suave: retire o queijo da geladeira e embalagem 30 minutos antes de consumir, coloque-o sobre uma tábua para que possa "respirar". Dessa forma ele fica com cheiro mais suave e textura mais cremosa.
Para guardar na geladeira depois, envolva-o em plástico filme. E sim, a geladeira vai ficar com o cheiro do queijo :)